Páginas

Últimos Vídeos Canal C. Guerreiro

sábado, 25 de janeiro de 2014

Fenômeno Atmosférico Raro é visto em Santa Catarina! No dia 24/01/2014, Confira!!

SAG Figura 1
O fenômeno tem sido chamado de "Chembow" que é a união em inglês de duas palavras "Chemical" e "Bow". "Chemical" em português significa "Químico" e "Bow" em português é "Arco-Iris". Ou seja, Chembow é um Arco-Iris Químico, oriundo da refração da luz do Sol em partículas químicas em suspensão na alta atmosfera.
A Geoengenharia Estratosférica de Aerossóis (SAG, figura 1), é um projeto de manipulação climática global que vigora desde meados da década de 80 e se intensificou nos países em desenvolvimento a partir de 2008/09, principalmente no Brasil, na região Centro-Sul.
 Trata-se da dispersão de aerossóis na alta atmosfera. Isso é feito por aviões comerciais adaptados (fig 2)
Interior de Aeronave Figura 2
e já se sabe que os principais elementos químicos pulverizados são o Alumínio, o Óxido de Alumínio, o Bário, o Estrôncio e o Manganês. Infelizmente, esses resíduos ao se precipitarem no solo, podem gerar contaminação e sérias consequências à vida. Em contato com os raios de Sol, tais produtos químicos geram uma série de fenômenos ópticos como os Sundogs (figura 3), os (Chem)Halos Solares (figura 4), as Nuvens Coloridas (figura 5), os Raios Translucidos (figura 6) e por fim os Chembows (figura 7).

Sun Dog - figura 3

Chemical Halo figura 4

Nuvens Coloridas figura 5

Raios Translúcidos figura 6

Chembow figura 7
Dentre todos estes fenômenos o mais raro deles sem dúvida é o Chembow e nesse dia 24/01/2014 ele foi visto por centenas de pessoas em Florianópolis a Capital do estado de Santa Catarina. O fenômeno surpreendeu os espectardes que ficaram atordoados devido sua beleza e cores múltiplas. Muitos especulavam "será uma aurora boreal", mas poucos de fato sabiam a verdadeira origem do fenômeno.

Eu estive lá e pude fazer o registro em filmagens. Infelizmente a filmagem foi feita com celular e por isso nao se pode captar com qualidade o espetáculo de cores e a magnificência do fenômeno. Por isso agreguei no vídeo algumas fotos incríveis de Chembows fotografados pelo mundo todo. Confira:




Últimos Artigos Do Blog Cristão Guerreiro